Atendimento e Exames
24 horas por dia
(62) 3240-7100
CENTRO DE DIAGNÓSTICOS
ATEDIMENTO 24 HORAS

O Pronto Atendimento 24h possui uma recepção onde o cliente é acolhido para realizar seu cadastro com agilidade e posteriormente encaminhado a triagem. Apto para atender todos os tipos de urgência este setor conta com uma equipe multidisciplinar e capacitada, tendo como apoio nosso Centro de Diagnóstico e Imagem e serviço de Laboratório e Analises Clinicas. Conta com dez leitos disponíveis, dois consultórios médicos, um posto de enfermagem, uma sala de triagem e sala de espera com todo conforto que nossos clientes merecem.

ECODOPPLERCARDIOGRAMA

O ecodopplercardiograma é um exame vascular de última geração que substitui a angiografia (exame por cateterismo). De forma bem simplificada, pode ser definido como uma ultrassom do coração. Foi desenvolvido para avaliar os movimentos do coração usando ondas sonoras de alta frequência que geram imagens, tornando-se um dos métodos de diagnóstico mais avançados na área cardiológica. O exame permite analisar o fluxo de sangue no coração, o funcionamento das válvulas cardíacas e consequentemente o diagnóstico de doenças congênitas e adquiridas ou sequelas de infarto. O procedimento também é fundamental para o acompanhamento de respostas terapêuticas. Como não há nenhum efeito nocivo, o exame pode ser feito inclusive por gestantes, crianças e recém-nascidos portadores de doenças ou disfunções cardíacas que exijam exames periódicos.

ECODOPPLER VASCULAR

O uso do doppler vascular (ultrassom vascular) é amplamente utilizado por angiologistas e cirurgiões vasculares para a avaliação do fluxo circulatório sanguíneo dos pacientes. Este aparelho oferece excelente precisão diagnóstica (cerca de 90% dos casos), além de outras vantagens, como: ser indolor, ser um equipamento portátil, estar disponível sempre que necessário, podendo ser utilizado de maneira repetitiva, pois não causa nenhum transtorno ao paciente.

Audiometria

A audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas, quando detecta qualquer anormalidade auditiva permite medir o seu grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando o agravamento. Os principais tipos de audiometria são a audiometria tonal, que é considerado um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva e a audiometria vocal, que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana. O primeiro emite tons puros em várias intensidades e frequências, através da via aérea e para isto o paciente usa um fone de ouvido no momento do exame. No segundo (audiometria vocal) o paciente ouve palavras através dos fones para repeti-las, e deve ter uma margem de acerto de 100% e no mínimo 88% para ser considerado normal. Estes exames são feitos com o paciente dentro de uma cabine acústica, visando isolá-lo do ruído ambiental e utiliza o equipamento chamado audiômetro. Existe também a impedânciometria ou imitanciometria, que fornece informações objetivas sobre a integridade funcional das estruturas do sistema auditivo (tímpano, ossículos, transmissão nervosa, etc.), no qual é utilizado o aparelho impedânciômetro. O exame audiometria tonal serve como base para diagnosticar a necessidade do uso de aparelho auditivo e, se necessário, o tipo de aparelho. Porém, é necessário que junto com esse exame seja feita a audiometria vocal. Na maioria dos casos a audiometria é indicada pelo médico devido a queixas relatadas pelo paciente no momento da consulta. Nestas queixas o profissional também deve considerar aspectos emocionais, psicológicos e odontológicos.

ENDOSCOPIA DIGESTIVA

A endoscopia digestiva consiste em um método de investigação de doenças do esôfago, estômago e intestinos através de tubos flexíveis introduzidos pela cavidade oral ou anal. A que utiliza a cavidade oral chama-se endoscopia digestiva alta e a que utiliza a cavidade anal designa-se colonoscopia. Esses instrumentos permitem visualizar a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo, e realizar uma detalhada avaliação, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias. Inicialmente, examina-se o órgão como um todo, para verificar se há alguma alteração em seu revestimento. Na prevenção do câncer, é método bem estabelecido, especialmente do câncer de estômago, esôfago e intestino grosso. Lesões superficiais podem ser removidas durante o procedimento endoscópico, evitando-se desta forma a cirurgia convencional.

Como se realiza?

Existe um receio dos pacientes quando lhes é solicitado a endoscopia, porque a palavra endoscopia está associada a algo que vai nos impedir de respirar, ao mesmo tempo em que algo entrará em nosso organismo. Na realidade os procedimentos endoscópicos nos dias de hoje são indolores. Tanto a endoscopia alta quanto a colonoscopia são efetuadas sob sedação endovenosa que não deixa o paciente sentir dor ou desconforto. A respiração do paciente é normal durante o exame, e sua oxigenação é controlada através de equipamentos. A duração do exame de endoscopia digestiva alta é de 5 a 10 minutos e da colonoscopia de 15 a 30 minutos, podendo prolongar-se em situações mais complexas.

ENDOSCOPIA UROLÓGICA

Com o avanço da tecnologia na área da física, em especial a óptica, surgiu a oportunidade da transformação de procedimentos cirúrgicos abertos em cirurgias minimamente invasivas, desenvolvendo-se, assim, a endoscopia. Na urologia originou uma subárea, chamada de endourologia. É um exame endoscópio das vias urinárias, os procedimentos mais conhecidos são a cistoscopia, a ureteroscopia e a nefroscopia. Com estes pode-se explorar todo o trato urinário pela via natural ou por mínimos orifícios, atuando no tratamento de cálculos, tumores e outras patologias. O procedimento pode ser realizado com anestesia local ou com anestesia geral, dependendo das circunstâncias. É um exame complementar ambulatorial, não necessitando de internações, na maioria dos casos.

É indicado principalmente para:

- Diagnóstico e seguimento de tratamento de tumor de bexiga e uretra.

- Avaliação da anatomia uretral, prostática e vesical.

- Diagnóstico de patologias vesicais, podendo ser realizado biopsia

endoscópica.

- Diagnóstico e avaliação de distúrbios do trato urinário.

- Auxílio na determinação da causa de dor ao urinar.

- Diagnóstico de infecções recorrentes da bexiga.

HOLTER 24 Horas

O exame de Holter é um eletrocardiograma comum, mas que dura 24 horas. É usado para saber se durante estas 24 horas aparece alguma arritmia (palpitação), bloqueio (diminuição na passagem de eletricidade do coração) ou algo que sugira falta de oxigênio, como a angina. Um aparelho no formato de um walkman é colocado na sua cintura, e fios com eletrodos são colados no seu peito. É realizado pela manhã, e você passa o dia e a noite com o aparelho gravando seus batimentos. O paciente deve anotar em uma folha tudo o que fizer e seu dia tem que ser totalmente normal, não vale ficar só em casa vendo TV. Tem que ir trabalhar, dirigir, subir escada, etc.. Só não pode tomar banho!

No meio dos 90 a 130 mil batimentos destas 24 horas, o médico irá ver se tem algum momento que coincida o sintoma que você escreveu (ex: subir escada e sentir falta de ar) com uma arritmia no eletrocardiograma. Muitas vezes aparecem pequenas palpitações sem significado, pois todos nós podemos ter uma ou outra. Isto não é doença e seu médico vai explicar os detalhes. Este exame, assim como o teste de esteira é ótimo para diferenciar doença, de ansiedade.

LITROTRIPSIA

A litotripsia extracorpórea por ondas de choque é sem dúvida o tratamento mais utilizado pelos urologista brasileiros para o tratamento de quadros de litíase (pedra nos rins, cálculo renal, cálculos urinários). As ondas de choque na litotripsia extracorpórea são ondas mecânicas de alta energia geradas e emitidas por uma fonte a distância do foco de atuação, que se propagam em meio líquido e penetram no corpo do paciente em direção ao cálculo. A litotripsia é um procedimento ambulatorial, realizado sob analgesia, sedação ou anestesia peridural. O paciente é monitorado durante a sessão com cardioscópio e oxímetro de pulso. Antiagregantes plaquetários, anticoagulantes e anti-inflamatórios não-hormonais devem ser suspensos com sete a dez dias de antecedência e a pressão arterial sistêmica deve estar controlada, devido ao risco aumentado de sangramento nestas situações. O objetivo da litotripsia é quebrar o cálculo, dando origem a fragmentos pequenos o bastante para serem eliminados espontaneamente com o fluxo urinário. O sucesso absoluto é traduzido pela eliminação completa do cálculo após o tratamento.

MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DE PRESSÃO ARTERIAL (MAPA):

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame que permite aos médicos obterem medidas de pressão arterial de seus pacientes em suas atividades diárias. O procedimento consiste na instalação de um aparelho capaz de medir automaticamente a pressão arterial em intervalos pré-programados, permitindo inclusive a obtenção de medidas de pressão arterial durante o período de sono dos pacientes. A instalação do aparelho é muito simples, consistindo na colocação do manguito (bolsa inflável) no braço do paciente e, a seguir, conectar esse manguito com o aparelho de MAPA. O aparelho utilizado pelo serviço de MAPA faz as medidas da pressão arterial por método oscilométrico. Tem o peso cerca de 250 gramas e tamanho pouco maior do que um maço de cigarros, provocando pouco desconforto para os pacientes. Isso permite uma atividade normal dos indivíduos durante a jornada (emprego, afazeres domésticos, estudos, etc.). O exame permite a obtenção de 80 a 90 medidas de pressão arterial ao longo das 24 horas.

PROVA DE FUNÇÃO PULMONAR / ESPIROMETRIA

Espirometria é a media de ar que sai dos pulmões. É o teste funcional mais utilizado na prática clínica e pode ser realizado através de manobras respiratórias forçadas ou lentas. Ela difere dos exames usuais pois, embora seja um teste simples, exige a compreensão e colaboração do paciente em todas as manobras e um técnico treinado é essencial para obtenção de um exame adequado. Os exames de função pulmonar devem ser parte integrante da avaliação de pacientes com sintomas respiratórios ou doença respiratória conhecida sendo úteis para o diagnóstico e monitorização de diversas condições, é solicitado para exames pré operatórios de cirurgias.

LABORATÓRIO ANATOMIA PATOLOGIA

O Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia do Hospital Amparo oferece uma gama de exames realizados, exclusivamente,

por uma equipe de profissionais médicos especializados, garantindo qualidade, confiança, precisão e rapidez em seus diagnósticos.

É uma área de apoio diagnóstico que executa os exames de biópsia, citologia e de necrópsias de pacientes internados ou dos ambulatórios

do Hospital Amparo.

RADIOLOGIA

Radiologia é a parte da ciência que estuda órgãos ou estruturas através da utilização dos raios-x, gerando uma imagem. No Brasil o Conselho Federal de Medicina reconhece a especialidade pelo nome de "Radiologia e Diagnóstico por imagem". Os exames complementares de diagnóstico têm cada vez mais procura, sobretudo o Raio X convencional, a ecografia, tomografia computorizada e ressonância magnética, pois, em muitos casos, permitem diagnósticos mais precisos e mais precoces, permitindo tratamentos mais eficazes, com uma maior qualidade de vida dos pacientes, proporcionando um aumento da expectativa de vida. O serviço de radiologia do Hospital Amparo conta com os mais avançados recursos em equipamentos e profissionais sempre atualizados nas mais modernas técnicas radiológicas. Possui uma completa estrutura para exames de Raio X, tomografia computadorizada e ultrassonografia, visando ampliar ainda mais o seu complexo de procedimentos radiológicos está em processo de aquisição de uma ressonância magnética.

TESTE ERGOMÉTRICO

É o eletrocardiograma (ECG) realizado durante esforço físico em uma esteira ergométrica programada para aumentar progressivamente a velocidade e a inclinação. É um exame seguro e de fácil realização que fornece ao seu médico importantes informações sobre a sua situação cardiovascular. Ele reproduz o que acontece no seu coração durante as suas atividades diárias.

Para que serve o Teste ergométrico?

- Avalição de dor torácica.

- Avaliação de doença coronariana (artérias que irrigam o coração).

- Avaliação pós tratamentos cardiológicos: cirurgias, angioplastias.

- Avaliação da pressão arterial.

- Avaliação de arritmias.

- Avaliação pré operatória.

- Avaliação pré esportiva.

TOMOGRAFIA MULTISLICE

A tomografia computadorizada representa um dos mais recentes avanços na área da medicina diagnóstica não invasiva que revolucionou a maneira pela qual inúmeras doenças são abordadas. O Hospital Amparo realiza exames com o GE HiSpeed CTe Dual Multi-slice, um dos melhores e mais modernos tomógrafos do mundo. A grande resolução das imagens obtidas possibilita a realização de diagnósticos precoces, e muitas vezes, auxiliam a tomar medidas preventivas, permitindo a avaliação com grande exatidão da presença de anomalias nas diferentes artérias e veias do corpo humano. Este exame dura em média 5 minutos e dá uma visão profunda e completa do corpo humano, podendo revelar a presença de doenças ou a propensão do paciente examinado vir a apresentar algum tipo de anormalidade, permitindo diagnósticos de alta precisão.

ULTRASSONOGRAFIA

A ultrassonografia constitui uma modalidade de exame de imagem sem a utilização da radiação, constituindo um exame inócuo para os pacientes e praticamente sem contraindicações. A obtenção da imagem é realizada pela emissão de ondas sonoras de alta frequência que são refletidas ao atingir um tecido ou órgão estudado. Este fenômeno físico também é conhecido por ‘eco’ e, por isso, é comum encontrar ecografia como sinônimo de ultrassonografia.

A ultrassonografia pode ser empregada para o diagnóstico de diversas doenças em diferentes partes do corpo humano. Por ser um método rápido e seguro é comumente utilizado no meio médico para fins preventivos, diagnósticos e como acompanhamento de tratamentos, sendo que a ultrassonografia obstétrica, a abdominal, a pélvica e a de mamas são as mais realizadas na prática médica. Como os órgãos e tecidos refletem o som de forma diferente, através do processamento dos ecos, é possível diferenciar as diferentes estruturas do corpo que estão sendo analisadas. Uma das grandes vantagens da ultrassonografia é permitir a avaliação em tempo real de vários órgãos que aliado ao seu baixo custo operacional o torna um exame extremamente versátil na medicina.

URODINÂMICA

A avaliação urodinâmica ou simplesmente urodinâmica consiste no estudo funcional do trato urinário baixo, compreendendo as fases de enchimento e esvaziamento vesicais, avaliados pelas medidas das pressões vesical, uretral e abdominal. Delicadas sondas introduzidas na bexiga, uretra e ampola retal, são conectadas a transdutores de pressão calibrados em centímetros de água (cmH2O). As informações pressóricas de cada compartimento são transmitidas simultaneamente em tempo real por esses transdutores a um processador que envia os dados, na forma de gráficos, a uma tela de vídeo de um computador.

Existe também um outro tipo de transdutor, denominado urofluxômetro, trabalhando no sistema de célula de carga, que avalia de forma independente ou simultânea aos outros transdutores, o fluxo urinário e o volume urinado. Utiliza-se também eletrodos, que podem ser de superfície ou profundos, conectados a um receptor de atividade elétrica (em mV), que avalia o funcionamento do esfíncter uretral estriado (voluntário, distal ou externo), nas diversas fases do exame, particularmente durante a micção.

VíDEO CIRURGIA

Método operatório pouco invasivo que permite monitorar o ato operatório em tela de vídeo e realizar intervenções complexas por meio de abordagem cirúrgicas a partir do lúmen de vísceras ocas ou mediante minúsculas incisões de acesso a cavidades e espaços corpóreos. A vídeo cirurgia possibilita: imagens do campo cirúrgico projetadas em vídeo de alta resolução, aumento da luminosidade do campo operatório, acompanhamento visual do ato operatório por toda a equipe, manobras cirúrgicas mais precisas e estruturas anatômicas ampliadas e melhor identificadas.

Vantagens:

- Maior satisfação dos pacientes.

- Menor traumatismo operatório.

- Cicatriz operatória menos evidente.

- Menor tempo de internação.

- Menor índice de complicações cardiovasculares e pulmonares em pacientes

de alto risco (idoso, cardíacos, etc.)

- Menos dor no pós-operatório imediato e tardio.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

A ressonância magnética é um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens com alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético sem utilização de radiação.

O exame é bastante simples e sem efeitos colaterais ou prejudiciais a sua saúde.

A ressonância magnética é ideal para:

• Diagnosticar esclerose múltipla

• Diagnosticar tumores na glândula pituitária e no cérebro

• Diagnosticar infecções no cérebro, medula espinal ou articulações

• Visualizar ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo

• Visualizar lesões no ombro

• Diagnosticar tendinite

• Avaliar massas nos tecidos macios do corpo

• Avaliar tumores ósseos, cistos e hérnias de disco na coluna

• Diagnosticar derrames em seus estágios iniciais

Contra-indicações

As contra-indicações em Ressonância magnéticas estão divididas em relativas e absolutas.

As contra-indicações relativas se caracterizam pela inviabilização do exame apenas por um período,

seja para recuperação ou para remoção/substituição de um determinado material por outro material não magnetizável.

• Fragmentos metálicos

• Implante dentário

• Piercing

• Tatuagem

Contra-indicações absolutas impedem a realização do exame, devido o risco que apresenta ao paciente.

• Clipe de aneurisma

• Marca-passo

• Gravidez até o terceiro mês

O que acontece durante a realização do exame?

O paciente ficará deitado confortavelmente numa cama que desliza para dentro do aparelho.

Durante o exame o paciente será monitorado e observado,também poderá conversar e ouvir as instruções do técnico responsável.

O aparelho emite diferentes sons enquanto realiza as imagens.

Procure ficar imóvel neste momento. Tampões de ouvido poderão ser utilizados se necessário.

O tempo médio é de 30 a 45 minutos, porém alguns exames mais complexos podem levar mais tempo.

O técnico ou o médico lhe manterá informado sobre a qualidade do exame e o tempo que resta para finalizá-lo.

UTI

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Amparo conta com serviço especializado no atendimento de urgência/emergência, possuindo um corpo clínico especializado no atendimento de média e alta complexidade.

Oferecemos aos nossos clientes equipamentos de alta tecnologia, atendimento qualificado e conhecimento técnico e cientifico de todos os profissionais que compreendem a equipe multidisciplinar de nossa UTI, para um cuidado completo nas 24h.

Oferecemos 20 leitos humanizados individualizados sendo 11 leitos de UTI e 09 leitos de Semi-Intensiva, com capacidade tecnológica completa para atender as demandas necessárias aos cuidados de nossos clientes.

O espaço de nossa UTI está totalmente repaginado com televisão LCD, ar condicionado e frigobar.

A visita é fundamental para recuperação do paciente. O carinho e o contato físico é muito importante, portanto,

converse com seu familiar de forma positiva, incentivando sua melhora.